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Proposta Pedagógica

Novembro 2017
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Proposta Pedagógica

   A finalidade da estruturação da nossa Proposta Pedagógica em consonância com o que preconiza a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) é promover a adequação dos conteúdos com a realidade e proporcionar a todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento da criança a possibilidade de crescimento intelectual e moral, de modo a contribuir metodologicamente com a base teórico-prática da convivência em seu grupo familiar e no meio em que se deve integrar e participar.
    Tudo isso, seguindo uma única linha de trabalho voltada ao desenvolvimento das crianças (habilidades e capacidades), para que seja compreendida como pessoa em processo de desenvolvimento, portanto sujeito ativo na construção do seu conhecimento.
    O Projeto Político-Pedagógico se constrói fazendo uma distinção entre educação e ensino e entre os objetivos da instituição e processos que nela ocorre. Apoia-se na premissa de que a educação é um processo de desenvolvimento e de descoberta por parte do indivíduo sob a responsabilidade da família, da instituição, da sociedade e do Estado.
    A educação promove meios do conhecimento e habilidades. É um processo que envolve toda a vida, pois o indivíduo está em processo contínuo de compreensão de novos conhecimentos, de valores e da releitura da realidade que o envolve.
    Ainda em relação aos PCN’s, também há a preocupação em desenvolver um trabalho voltado para os Temas Transversais, possibilitando assim um conhecimento amplo sobre ética, pluralidade cultural, saúde, educação religiosa e meio ambiente.
    As peculiaridades desta etapa exigem que a educação infantil cumpra duas funções complementares e indissociáveis: cuidar e educar, complementando os cuidados e a educação na família ou no círculo familiar.
    Importa ressaltar que esta proposta estará sujeita a avaliação e mudanças no decorrer de sua implementação, em função das necessidades que venham surgir durante o processo.

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